terça-feira, 26 de abril de 2011

ESTÁGIO DA PRIMAVERA 2011

O melhor olhar para as fotos
Do dia 22 a 25 de Abril realizou-se o grande estágio da primavera. Foram 4 dias de treino muito intenso e contínuo.
Treinou-se tanto bukiwaza como taijutsu. Os dois primeiros dias foram os dias mais frequentados, pois o dojo estava tão cheio que mal se podia treinar. Logo no primeiro treinamos katate kosa dori e ryote dori. Foram dezenas de técnicas ensinadas em detalhe que incharam os pulsos até aos praticantes mais assíduos.
O programa que estava preparado para este koushukai foi seguido escrupulosamente, o que significa que foram ensinadas mais de 100 técnicas só de taijutsu e muitas mais de bukiwaza. No bukiwaza o mestre ensinou variadíssimos exercícios de ken awase, de kumitachi e suas variações, os 10 kumijo e jo mochi nage.
No taijutsu, além do acima descrito, praticou-se também ushiro waza, muna dori, sannindori, e hojojutsu.
A prática de hojojutsu começou pela aprendizagem básica de alguns nós importantes, depois continuamos com a prática dep preparar uma corda para ser rapidamente utilizada para amarrar criminosos. Antes de passarmos á aplicação real ainda praticamos a forma de amarrar a corda à volta do tronco de forma a fazer subir as mangas (como por exemplo, durante um combate). Com a mesma corda de amarrar as mangas - tasuki - fizeram-se alguns exercícios de aprisionamento.

O estágio acabou com a prática de técnicas de sannindori, técnicas estas que são necessárias para os exames de Sandan e Yondan.

Foi também muito agradável o convívio entre os aikidokas à hora do almoço, no próprio dojo. Como neste dojo temos todo o equipamento necessário para grandes festas, foi fácil, com a cooperação de todos encher a mesa com pratos deliciosos e curiosos. Um dos mais curiosos foi o arroz negro que o Dada cozinhou, assim como a sobremesa de alfarroba sem açúcar.

Durante o estágio houve aikidokas que aproveitaram para dormir no dojo, devido a viverem muito longe.

Agradecemos a todos os que participaram neste estágio intenso. Ganbatte! Esperamos que os pulsos já não estejam inchados, as nódoas negras já tenham desaparecido e os inchaços das pauladas já tenham desaparecido.
O professor Serra ensina o Ali


A Carolina apanhou logo o jeito ao hojojutsu

O mestre explica como se fazem
algemas rápidas de corda

A mestre Mónica e o professor Miguel Serra

O François praticou durante largas horas. Um dos três melhores
olhados concentrados

O mestre Hugo também veio ao estágio
O Bruno teve um dos melhores olhares de concentração

Outro olhar com pleno de zanshin, o do Francisco a treinar
com o António Cotovio

Este olhar do mestre Hugo, é divino

O professor Serra a aplicar sannindori contra a mestre Mónica, a
Carolina e o Francisco