domingo, 10 de abril de 2011

Trabalho de uchideshi

Os uchideshi são alunos residentes. São praticantes que tudo deixam para poder estudar intensivamente uma matéria, uma arte, etc. No nosso caso, os praticantes que querem estudar mais intensivamente Aikido por um curto, médio ou longo período, inscrevem-se como uchideshi no honbu dojo (e antes na quinta do aikido) e dedicam-se 100 % ao estudo austero desta Via. No honbu dojo aceitamos praticantes de qualquer estilo de aikido ou praticantes que nunca fizeram alguma arte marcial. Têm sim é de cumprir e estudar as regras e regulamentos antes de serem aceites.
A Via do Aiki é ampla e são muitas as actividades com ela relacionada.  Além de ter a obrigação de participar em todos os treinos e do trabalho normal que um uchideshi tem no dojo seja limpar, concertar material, etc., os uchideshi também têm actividades relacionadas com a agricultura, jardinagem e actividades sociais.
O Fundador do Aikido sempre esteve relacionado com a agricultura. Não existe, de facto, aikido sem actividade agrícola.
Na semana passada o uchideshi aprendeu a limpar colmeias, a concertá-las e a colar a cera nos quadros.
A apicultura é uma das artes essenciais à agricultura, tal como a prática do Aikiken é essencial à Via do Aiki. Assim é muito importante que todos tenham pelo menos uns conhecimentos de apicultura mínimos pois sem abelhas não há frutos.
Mestre Tristão demonstra como limpar quadros


Uchideshi Marko Tomatis limpa os quadro da velha cera

colmeias da APASD


Quadros prontos para levarem cera
As colmeias da APASD encontram-se agora prontas para receber enxames saudáveis para produção de mel e outros produtos que as nossas amigas abelhas nos dão.