quarta-feira, 13 de abril de 2011

NOTÍCIAS SOBRE IWAMA

As últimas notícias sobre Iwama não são muito boas.
Este ano fala-se de que o Tai Sai talvez seja cancelado. Relembramos que o telhado do shibu dojo sofreu graves danos com o terramoto. Talvez seja por esta razão e também pelo luto que o Japão atravessa, que o Aikikai esteja a pensar em não fazer a festa do Tai Sai este ano. O Tai Sai é uma grande festa começada por Saito Sensei no dojo de O'Sensei, no dia 29 de Abril. No inicio havia somente alguns praticantes, principalmente uchideshi e soto deshi de Iwama. Com o decorrer dos anos, a família Saito fez deste evento um evento internacional frequentado por mais de 1000 pessoas.
Morihiro Saito Soke a durante o último Tai Sail, em frente ao dojo de O'Sensei
Gaku Homma Sensei encontra-se com  de joelhos com as costas para a fotografia. Etsukosan, aluna de Abe Sensei de Osaka está de frente. Shigeru Kawabe Sensei de Akita (9/1939 - 2/28/2003) que olhava para Sensei como seu
mentor, encontra-se de pé a falar com Sensei.

Morhiro Saito Soke e Waka Sensei (Hitohira Saito) durante o Tai Sai de 2002

Também este ano há fortes possibilidades de que o embukai anual da Iwama Shin Shin Aikishurenkai seja cancelado uma vez que o Pavilhão que costuma acolher este evento parece ter sofrido danos com o terramoto. Saberemos notícias em breve.

A maior parte dos uchideshi cancelou a sua viagem para Iwama por causa da radiação. Neste momento, contudo, existem dois uchideshi, um da Italia e outro da Russia.
Relembramos que o nível máximo de alerta foi dado há dois dias atrás para a Central Nuclear de Fukushima. Este é o mesmo nível atingido por Chenobyl há uns anos atrás.
As autoridades dizem, contudo, que a radiação é só 10% da radiação de Chernobyl.
Contudo, as autoridades japonesas já aumentaram o raio de evacuação de 30 kms para 40kms á volta de Fukushima. Também pessoas fora desta área já foram avisadas para evacuar dentro de um mês, o que significa que as autoridades estão realmente preocupadas com o aumento da radioactividade e querem prevenir o mais possível a contaminação do povo. Claro está a radiação do mar em Fukushima é extremamente alta e toda a pesca da costa foi afectada deixando milhares de pescadores sem trabalho.