segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VIAGEM A IWAMA 2012

Em Janeiro de 2012, um grupo de 5 praticantes irá viajar a Iwama para aprender directamente com Saito Sensei, o Soke de Iwama Ryu.

Os praticantes, como sempre, irão dormir no Shin Dojo e a prática será no Tanrenkan, o honbu dojo de Iwama Shin Shin Aikishurenkai.

Como arrumar um futon depois de dormir
O Kamidana do Shindojo, o dojo privado de
Morihiro Saito Soke, herdado pelo seu sucessor. Aqui dormem os uchideshi
Como uchideshi, terão de se levantar às 05:00h, arrumar os futon (cama japonesa), lavar-se e proceder à limpeza do Shin dojo e do kamidana do Shindojo. Outros uchideshi devem ir passear os cães de Sensei. Depois devem vestir-se e andar para o Tanrenkan, limpar este dojo e o kamidana, preparar os bancos para a meditação e esperar por Sensei.
O Tarenkan, o honbu dojo de Iwama Shin Shin Aikishurenkai,
pronto para o treino da noite.

Quando Sensei chegar, ele fará as suas orações, depois haverá um período de 16 minutos de meditação após o qual - se não estiver a nevar ou a chover - iremos para a floresta treinar bukijutsu.

O Tanrenkan visto de fora
Depois do treino de bukijutsu - que pode ser de Aikiken ou Aikijo - os uchideshi ficam a treinar shuriken por mais 30 minutos. Depois deste treino, devem voltar ao Tanrenkan, arrumar tudo, fechar o Tanrenkan e voltar para o Shin dojo mudar-se e tomar o pequeno almoço, que a equipa de fascina para o dia, entretanto, já preparou para todos.
Depois do pequeno almoço todos ajudam na lavagem dos pratos e na limpeza da cozinha. Depois da limpeza da cozinha, os uchideshi devem limpar todo o Shin dojo (os três andares) WCs e chuveiros e, se houver trabalho com Sensei, ir ter com Sensei. A equipe de fascina deve entretanto ir fazer compras para fazer o almoço que será comido por volta das 12:00h.
Os restantes uchideshi, quando tiverem acabado os seus deveres, podem relaxar um pouco, fazer jyu keiko ou ir fazer compras.
Depois do almoço e de arrumar de novo a cozinha, os uchideshi, se não houver trabalho com Sensei, podem descansar, praticar ou passear um pouco. A equipe de fascina deve estar a cozinhar o jantar.
Por volta das 16:00h os uchideshi devem levar os cães de Sensei a passear outra vez e depois vestir-se para o treino. A limpeza do Tanrenkan começa às 18:00h e o treino da noite começa às 19:00h.
Ao acabar o treino da noite, podem ainda ficar a treinar um pouco com os sotodeshi. Então, por volta das 21:30, o jantar será servido pela equipe de fascina que muda todos os dias. Depois das 10:00 já não é permitido fazer ruido pois os vizinhos e a família de Sensei já estarão a dormir.

O dia livre para os uchideshi - se não houver trabalho com Sensei - é às segundas-feiras.
Neste dia, os uchideshi podem pedir licença a Sensei para ir visitar as cidades mais próximas como Mito, Kasama e Tomobe, ir a Tóquio, ir fazer misogi às quedas de água (Aikifalls) etc.

Ninguém pode dormir fora do dojo nem ausentar-se sem licença de Sensei ou de Okusan.

Ficar com uchideshi é sempre uma experiência única e muito gratificante. Este é o lugar onde nasceu o Aikido e é aqui que está a verdadeira técnica do Aikido.

Quem mais quer ir?

O grupo sairá de Lisboa para Roma onde ficará um dia hospedado num hotel. Depois, no dia seguinte, partirá para Narita/Tóquio. Então viajará para Iwama de comboio, o que tomará umas duas horas.

Os bilhetes que conseguimos são muito baratos.

  • Os que vão ficar um mês pagarão €614,56 (viagem Japão [ida e volta] + viagem Roma [ida e volta] +hotel Roma+ bagagem de porão easyjet-20kgs). 
  • Os que vão por 15 dias pagarão €584,22 (viagem Japão [ida e volta] + viagem Roma [ida e volta] +hotel Roma + bagagem de porão easyjet-20kgs).





Quem quiser saber mais detalhes sobre o custo da estadia e a experiência de ser uchideshi, pode contactar-nos através de aikishurendojo@gmail.com


Aqui estão os membros do grupo que está pronto para zarpar:


Aristides Bicho ficará 15 dias
António Dente ficará 15 dias
Marko Tomatis ficará um mês

Jorge Feio, um dos praticantes mais antigos da APASD
voltará a Iwama por um mês
Tristão da Cunha ficará um mês