terça-feira, 27 de setembro de 2011

VIAGEM PARA O JAPÃO...E OUTRAS: passaporte

Todos os anos vários Aikidokas da APASD viajam para o estrangeiro, seja em viagens de negócio, de prazer ou para participar em estágios internacionais. Se forem dentro da Europa podem usar os bilhetes de identidade ou cartões de cidadão. Contudo se forem para fora da Europa, necessitarão de passaportes.
Agora que se aproxima a viagem para Iwama, os Portugueses que não tiverem passaporte ou o passaporte estiver caducado ou ainda se for antigo, devem ir ao Governo Civil de Lisboa ou visitar o site
http://www.pep.pt/seguranca.html onde poderão encontrar toda a informação relativa aos passaportes.
Para se poder viajar aos EU e ao Japão é necessário ter o novo passaporte electrónico.
Além do Governo Civil, podem ainda ir a uma Loja do Cidadão e tirar lá. Não esquecer de levar a documentação necessária.

Entrar no Japão
Ao entrar no Japão, o "ritual" da imigração é idêntico à forma em como tiramos o passaporte, pois tomam-nos a fotografia e as impressões digitais.
 A chegada, policia de imigração.

Podem visitar o site do Aeroporto de Narita para verificar os detalhes da entrada e outros procedimentos:
NARITA AIRPORT.
Antes de chegar, ainda no avião, as hospedeiras darão formulários da imigração para preencher. Estes formulários deverão ser apresentados conjuntamente com o passaporte e o bilhete à polícia de imigração.
Exemplo do "ritual" de segurança da imigração
Depois de sair do avião os passageiros são encaminhados para longas filas de acesso à policia. Ao chegar à frente, devemos esperar que os ajudantes nos encaminhem para um guiché. Onde se passará todo o ritual acima descrito: tirar fotografia, impressões digitais, falar com o o oficial que nos atende. Só depois disto é que podemos passar à recolha da bagagem.

Para saber o que fazer, no caso de se perder do grupo ou se a viagem se atrasar ou adiantar, visitar este site: http://www.jal.co.jp/en/other/info2007_1102.html 
e também esta página do mesmo site, da JAL que tem vídeos explicativos em inglês para os aeroportos principais, tais como o de Narita.


Não levar comida nem produtos agrícolas pois podem vir a ser confiscados e poderemos apanhar uma multa.
Poderemos levar até três garrafas de vinho (760 cc.) e, se levarmos mais, teremos de pagar uns poucos euros por casa (1 ou 2). Se levamos mais, devemos dizer ao policia de controlo que levamos, antes ainda de abrir a bagagem. Muitas vezes eles não abrem se vêm que somos honestos.

Preparem a bagagem, os documentos, os ienes...mais uns meses ali estaremos.