quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESTÁGIO NACIONAL DE LISBOA - JUNHO DE 2012

Do dia 8 ao dia 10 de Junho deu-se o estágio nacional de Lisboa realizado no honbu dojo.
Este estágio teve a participação de membros de vários dojos da APASD e também do professor Josep Roldan que veio desde Barcelona.

O programa para o estágio foi seguido com a excepção da prática de Aiki-iaijutsu que ficou para outra altura (estágio de Campilhas). Em vez da prática de Iai o mestre decidiu ensinar técnicas de futari dori, já no final do programa.

Muitas das técnicas praticadas durante o estágio não são normalmente ensinadas e praticadas no dia a dia e por isso foi bastante interessante estuda-las em detalhe. O estudo do sankyo, por exemplo, começou com a técnica básica, passando naturalmente para as variações ou henka e terminando na execução de Ôyô waza (応用 技 ), aplicações directas. Da mesma forma estudou-se o nikyo, técnicas de morotedori, etc. Talvez a parte mais interessante tenha sido a abordagem de Ninja-no-waza, um grupo de técnicas raramente ensinadas ou praticadas dentro do Aikido. Alguns ninja-no-waza estudaram-se através da aplicação do koshinage.

Dentro da pratica do Aikiken, além de uma boa sessão de pratica de suburi, houve também a pratica de awase e algumas variações dos awase, surpresa para alguns.

Dentro da pratica do Tankendori (tantodori) ou defesa contra ataques com o punhal, houve várias técnicas interessantes tanto pela frente como por detrás.

Foi no geral um estágio bastante animado, com muita energia, que até teve a participação da Srª Naoko Nishimura que assistiu desde o Japão.

No sábado houve ainda um grande convívio na casa do mestre Tristão, cerca do dojo. Como sempre a amizade puxa para a alegria e por isso foi um resto de dia muito bem passado. As sardinhas assadas pelo sempai Cardoso e o Comandante Aristides - com a ajuda do ultra-sempai Jorge Feio - estavam deliciosas. As saladas da Paula Ramos de chorar por mais, tal como a salada do Filipe Martins. Queijos amanteigados, acepipes variados....De doces nem se fala..duas mousses de chocolate, um doce delicioso de chocolate feito pela Srª Cotovio, pudim flan pela Tia do mestre, Aletria pela prima do mestre, sangria feita por todos, etc., etc.

Bem haja a todos os participantes neste importante estágio de início de Verão.
Alberto Ramos aplica futaridori 

Carolina, Nelson e Luis

Explicação da aplicação do rokyo

Rokyo oyowaza


Convivio em casa do mestre Tristão

Os cozinheiros. As sardinhas estavam ÓPTIMAS!


Alguns participantes com a Naoko no Japão
Pratica de suburi do Aikiken

Roko no suburi



Aplicação de ninja-no waza

Yann aplica futaridori nikyo