sábado, 2 de junho de 2012

PLAGIO..por Tristão da Cunha

Há sempre coincidências interessantes. Estava a tentar descobrir uma fotografia particular de Morihiro Saito Shihan com O'Sensei em Iwama quando dei por um artigo escrito por mim noutro site português. Isto pode parecer bom mas infelizmente o autor do mesmo estava adulterado pois um tal Sr. Calino tomou este artigo como sendo seu.

Além de ser um delito, mostra uma formação muito baixa. Já não é a primeira vez que encontro - ou que outros colegas encontram - artigos meus plagiados noutros sites tanto nacionais como estrangeiros. Às vezes modificam ligeiramente as frases - menos mal - mas pelo sentido e pelo conteúdo compreende-se logo que é o mesmo artigo.

Normalmente não tenho muito tempo para contactar estes sites e pedir-lhes para retirarem o artigo ou pelo menos para corrigirem o nome do autor e colocar o local donde foi tirado.
Eu próprio muitas vezes uso frases de outros autores, mas tento sempre colocar o link e o nome do autor. Também o faço em relação a fotografias.
Isto requer trabalho, é verdade. Mas tem de ser. Só assim é que um artigo fica realmente completo.

Peço, então - e porque todos fazemos erros - que me digam sempre quando uma frase, parte de um artigo ou fotografia, por mim publicada aqui ou no facebook, não tenha a devida identificação. Mandem esta informação para o e-mail do site e eu corrigirei logo de seguida.

Isto é importante pois temos de dar o devido crédito a quem trabalha escrevendo e investigando, a quem tem inspiração para escrever bem e a quem tira boas fotografias. Há fotografias que estão na net e que - por serem antigas - não se sabe o autor. Estas, claro, não necessitam de ser identificadas. Mas nem sempre é este o caso. Já com os artigos não é o caso. Os artigos saem sempre de algum lado.
Por não ter tido uma educação formal em português - fui imigrante por muito tempo, durante e depois da guerra em Angola -  o meu português é realmente mau. Até por esta razão não entendo porque alguém iria copiar os meus artigos e colocar-lhes outro autor...?!

O artigo de que hoje falo é intitulado: Um comentário ao artigo "Porque não pode o mundo do aikido unir-se?" do historiador Stanley Pranin.
Este artigo aparece no site: http://aikidopt.com/pt/artigos/184-porque-nao-pode-o-mundo-do-aikido-unir-se
O artigo onde se pode ver, claramente, "Escrito por Calino".

Este artigo foi publicado aqui no blog no dia 18 de Dezembro de 2011.

Hoje de madrugada foi corrigido e retiraram o nome de Calino como autor e colocaram o nosso site como a origem do artigo. Menos mal. Mas porque não terá colocado o nome do verdadeiro autor?


O artigo mudado depois de um comentário enviado pela
caixa de mensagens. Em princípio tudo se resolve
"falando". Agradecemos muito o reconhecimento.
Outro artigo também publicado com o nome de outro autor encontrava-se num blog do Chile. Também a este foi enviado uma mensagem:
Buenos días Prof Alex
En vuestro site
http://www.aiki-budo.blogspot.pt/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-03%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-03%3A00&max-results=13
Ustedes publican un artículo escrito por Portugal Aikishurendojo. El problema no es que esté publicado, pero si que no fue debidamente identificado. Cuando se publica un artículo de otra persona o entidad, se tiene de colocar el nombre o el local donde se sacó el artículo. Si no se hace eso se llama plagiar, que es un
delito:http://www.ventanalegal.com/revista_ventanalegal/plagio_ilicito.htm
Por favor identifica el artículo correctamente. Muchas gracias

A demorou uns dias mas o bloger respondeu:
  • Saludos Maestro Tristan.
    Disculpe por mi descuido, la verdad no recuerdo de donde capie este articulo. lo sacare para evitar problemas.
    para adelante junto con las articulos que ponga en mi blogspot pondre la fuente origen del articulo o video.
    Saludos.
    Alex.


Isto está sempre a passar.

No passado eu, e muitos sócios da APASD, temos sido insultados em fóruns, os nossos nomes têm sido usados para assinar participações em fóruns que nunca fizemos, professores e alunos do aikido nacional têm dito coisas sobre nós que nunca fizemos ou dissemos, etc. Ainda hoje há difamações e insultos que são feitos a alguns dos nossos sócios e amigos. Cartas ordinárias que recebi em casa, colocação do meu nome e fotografia em sites pornográficos e mensagens pelo telemovil a convocar para combates... até - quem sabe - se a vandalização que o carro da APASD sofreu, também fazem parte dos ataques contra nós. 

Tudo isto é crime e está a ser investigado. Eventualmente, os criminosos que usam o nosso nome, que nos insultam e que plagiam os nossos artigos serão acusados oficialmente, estejam eles em Portugal ou não. Isto é uma questão de tempo pois a investigação destes crimes da net, e de mensagens telefónicas é sempre mais vagarosa. Temos tempo pois sabemos que a lei tem força nestes casos.

É uma pena ter de escrever sobre isto, mas acho que chegou a altura de fazer ver a estes criminosos que serão eventualmente acusados pelos delitos que cometeram e que estão a cometer.

Acho que não devemos ignorar tudo isto por mais tempo.