sexta-feira, 1 de junho de 2012

EXAMES DE KYU EM JUNHO 2012

Em Junho haverá exames de kyu no honbu dojo. Todos os candidatos deverão estar preparados para fazer o seu exame no dia 29 Junho.
Algumas das crianças farão os seus exames também em Junho mas no dia 12. Até lá venham o maior número de vezes possível para poderem passar logo à primeira.

Os exames de kyu da APASD têm 4 partes importantes:

  1. Etiqueta
  2. Taijutsu
  3. Bukiwaza
  4. Exame escrito


O aluno, antes de fazer o exame, tem de treinar todas as técnicas que são exigidas para o seu exame - várias vezes - e também a etiqueta exigida para estar dentro de um dojo, durante o treino e durante o exame.
Os exames de taijutsu tem uma parte de suwari waza e outra parte de tachi waza. Os exames mais avançados também têm Hanmi Handachi Waza. Todos os exames, sejam de kyu ou de Dan de taijutsu, começam com a demonstração da técnica de Tai No Henko (kihon e ki no nagare) e de Morote Dori Kokyuu Ho. Também é exigido que os candidatos, além da etiqueta, também façam Kiais fortes durante a execução das técnicas.

A apresentação da parte de Buki Waza inclui tanto Aikiken como Aikijo. Nos primeiros kyu apenas os kamae e alguns suburi serão pedidos. Mais tarde, os praticantes deverão também demonstrar exercícios de awase, kata, etc. Os exames mais avançados contêm também exames de shurikenjutsu.

As instruções e muitas das técnicas exigidas para os exames, estão contidas nos volumes I, II e III dos Cadernos Técnicos da APASD. Ainda há mais 2 volumes, um com as sequências fotográficas de todas as técnicas do sistema de kyu taijutsu e outro de técnicas de Tanto (punhal) para os mais avançados.

Exemplo de uma folha de exame de kyu.

Como dobrar um hakama, também está demonstrado
nos cadernos técnicos

Exemplo do que se pode encontrar nos cadernos técnicos:
os nomes dos agarros, ataques vários...
A prova escrita não é requerida em todos os exames mas, à medida que o praticante sob de nível, deverá apresentar mais provas escritas as quais têm a haver com a aprendizagem da história do Aikido, palavras em Japonês, etc.
A todos os candidatos é enviada uma cópia das folhas e exame, que deverão imprimir e trazer no dia.
Na mesa do examinador, os candidatos devem colocar as Fichas de exame, os passaportes de Aikido, o pagamento e os trabalhos escritos se os houver.

Os praticantes podem ficar a treinar depois das aulas para os exames. A este tipo de treino livre - não pago - chamamos Jyuugeiko. Se o fizerem terão ainda mais um pouco de treino, cada vez mais necessário à medida que se sob de nível.

VAMOS TREINAR PARA OS EXAMES!