quinta-feira, 23 de julho de 2015

IKKYO URA WAZA

Esta técnica é a segunda forma do ikkyo. Anteriormente mostramos o ikkyo omote waza. Hoje mostramos o ikkyo ura waza. Omote é a parte da frente, ao passo que Ura é a parte de trás. 

Para muitos ikkyo ura waza encontra-se entre as técnicas mais difíceis do Aikido. Saber fazer ikkyo ura waza, sem puxar e sem utilizar a força é bastante difícil.  Claro que estamos a falar de quando o uke não coopera a fazer a técnica. 

Para poder executar o ura waza, é essencial saber os kuden apropriados para esta técnica. Os kuden são os ensinamentos orais que o mestre passa ao aluno. Cada técnica tem o seu, ou os seus, kuden.
No ura waza é importante lembrar, tsumasaki no mae, oshidasu, rasen, koshiotoshite, etc. O mestre irá instruir o seu discípulo em cada parte da técnica utilizando estes e outros kuden apropriados para o ikkyo. 

Aqui o Pedro Cardoso demonstra a forma correcta de fazer o ikkyo ura waza, mantendo o controlo total da técnica e do seu uke. 

Comentário: noutros estilos de aikido, o uke é quem ataca, como em omote waza. Embora nos anos 30 o fundador ensinasse desta forma em ura waza (ler "Budo Renshu"), em Iwama ele mudou a forma e assim a iniciativa do shoumen uchi ikkyo omote e ura waza vem sempre da parte do tori e não da parte do uke. Vários outros pontos também distinguem esta técnica feita da forma tradicional e feita da forma 'mais moderna'; para poder compreender a forma correcta de aplicar esta técnica e as diferenças entre o estilo do fundador e a dos outros mestres, o aluno deve recolher informações diretamente do seu mestre de Iwama Ryu tradicional.