Tori e uke estão de pé. Ambos estão em ai hanmi, com hidari hanmi.
- Uke agarra ambos os ombros de tori, por detrás.
- Tori, mal sinta o agarro, baixa as ancas e aplica ushiro enpi uchi com o seu cotovelo direito.
- Tori dá um passo para a lateral esquerda, com o seu pé esquerdo e protege a cabeça com ambas as mãos.
- Tori baixa o ombro direito profundamente, enfia a cabeça por entre os braços do uke e dá um passo para trás, com o seu pé direito, mantendo sempre a mesma linha.
- Quando fizer este movimento, tori agarra a gola do uke com a sua mão esquerda.
- Tori dá um passo para trás com o pé esquerdo e coloca o joelho esquerdo no chão.
- Tori puxa a gola do parceiro e empurra o seu cotovelo esquerdo por debaixo, projectando-o.
- Tori mantém o zanshin.
- Repetir do outro lado.
Dicas:
Os agarros têm de ser bem feitos para se poder estudar a técnica de uma forma mais séria. Quando uke agarrar tori em ryokatadori, deve agarrar os ombros de lado, não por cima. Agarrar em cima dos ombros é considerado agarro ao pescoço e, também, não controla os braços do tori, permitindo um contra-ataque com os cotovelos ou mãos.
Ao aplicar ushiro enpi uchi, esticar o braço livre para a frente, para manter o balanço e esticar o corpo do parceiro um pouco para a sua frente, facilitando a aplicação do atemi.
Para poder passar a cabeça por entre os braços, é importante baixar muito bem o ombro; se não o fizer, a cabeça irá bater nos braços do uke e este poderá aplicar uma contratécnica.
Ao agarrar a gola, tori deve agarrar o lado direito da gola do uke, mas com o seu polegar para baixo. Ao projectar, este agarro será mais eficaz, pois não se soltará ao puxar.