quarta-feira, 2 de novembro de 2011

VISITA DE PRATICANTE AUSTRALIANO

Durante o mês de Outubro, o honbu dojo teve a alegria de receber a visita de um praticante de Sydney, Australia.
O Rory McLeod é segundo Dan e é aluno do professor Derek Minus Sensei dojocho do Ku-ring-gai dojo in Sydney. Ambos pertencem à organização Takemusu Aiki Association Inc. encabeçada por Saburo Takayasu Sensei, 6º Dan Aikikai. Além disso também é professor assistente no Ku-Ring-Gai dojo.

O Rory esteve no Japão como parte de um grande grupo de praticantes de Sydney, no ano 2000, quando o grande mestre ainda era vivo.
Nessa altura o mestre Tristão estava também como uchideshi. O Rory e os seus colegas alegraram muito o dojo durante a sua estadia de 10 dias.
Agora o Rory foi para o norte e depois voltará a casa. Sempre alegre e bem educado, foi um prazer treinar com ele e te-lo aqui no dojo connosco. No final o Rory ofereceu um Koala de peluche ao mestre e vários outros presentes a outros praticantes. Ficamos muito contentes por esta atenção. Nesta altura também apareceu a sempai Eduarda Pires que em breve viajará até a Australia e ambos combinaram encontra-se neste continente/país maravilhoso.
Volta sempre, Rory e obrigado pela visita.
Rory McLeod à esquerda, como mestre Tristão da Cunha

Rory com o grupo de praticantes depois de uma aula especial para treino de terceiro Dan.
O grande mestre Morihiro a entreter o grupo de Australianos
que viajou a Iwama no ano 2000




Um aparte.
Recebemos sempre muitas pessoas de fora da APASD para praticar durante o ano, umas são amigas de praticantes, outros que aparecem só para treinar e ainda há as que vêm de outros dojos da APASD. O Rory McLeod é uma das raras pessoas que logo quis pagar e regularizar os seus treinos. Ele compreende a necessidade de pagar a água, a luz, o gás etc. Esta atenção é essencial cada vez que se visita um dojo. Vocês, os do Aikishurendojo, cada vez que visitam um dojo devem também ter esta atenção e de seguida fazer o pagamento. Aliás, antes de sair de casa, deveriam já ter o dinheiro dentro de um envelope e simplesmente coloca-lo no shoumen dojo do, com o vosso nome e a data da visita. Porque é que os alunos que vêm regularmente têm de pagar e porque é que os que vêm esporadicamente não têm de pagar? Tomem o exemplo deste simpático Australiano e por favor actuem com boa educação.