domingo, 27 de novembro de 2011

TREINO PARA 4º DAN E FESTA DE SAYONARA DO MARKO TOMATIS

No dia 26 de Novembro realizou-se mais um treino de yudansha no hondu dojo, desta vez dedicado aos praticantes que irão fazer o exame para 4º Dan no próximo ano.
O treino do dia 26 foi exclusivamente de armas. Treinaram-se todos os kumitachi mais as variações de ken e de taijutsu e todos os kumijo com algumas variações.
Sem um treino apropriado e revisões constantes da técnica de cada um, a tendência é sempre de estagnar. Assim este treino serviu, esperemos, para abrir os olhos aqueles que estavam a dormitar. Estando a praticar durante muitos anos não é necessariamente sinónimo de ter boa técnica. Isto é uma realidade. É preciso praticar, praticar e praticar. Por acaso não foi o Fundador que disse - depois de ver no honbu dojo do Aikikai pessoas a praticar ki no nagare - "Eu o que sou depois de praticar 60 de técnica solida (básica)..."?
Se o Fundador, que foi considerado um génio do Budo, disse isto, quanto mais nós que somos simples praticantes.
Temos todos de nos dedicar a aprofundar ainda mais a nossa técnica olhando em mais pormenor aos mínimos erros que fazemos na execução da técnica, tendo em atenção não só os ângulos correctos, mas também o sentimento inerente a cada técnica e o zanshin no geral.
Como foi um treino sempre em kinonagare,
foi difícil apanhar boas fotografias do treino


Vamos continuar a trabalhar e a estudar!









FESTA DE SAYONARA DO MARKO TOMATIS

Durante a festa o Marko fest um bonito
discurso de agradecimento a todos
Depois do treino do yudansha, e como já estava programado, começou-se a preparar a festa de Sayonara do Marko Tomatis que já está há um ano e dois meses como uchideshi. Como foi dito antes, o Marko irá voltar a Italia no dia 17 deste mês. Volta, sim mas por pouco tempo como uchideshi para depois ficar como soto deshi a estudar ainda neste dojo. Aqui te esperamos, Marko.
Aspecto da festa
Tivemos a alegria de ter muitas meninas bonitas na festa. A Ulla
Janatuinen, que também está de partida, visitou-nos e ficou para a
festa. Bem haja.
Durante a festa o Nuno e António Cotovio trouxeram o seu
equipamento medieval e vestiram o Marko e o Miguel Serra.
Aqui o Miguel  a vestir-se de cavaleiro Hospitalar.
O Marko absorveu o papel de cavaleiro Templário

O Miguel do lado esquerdo e o Marko do lado direito

Parece natural