domingo, 13 de novembro de 2011

“Fotografia histórica: Takako Kunigoshi, a primeira mulher instructora do Aiki Budo’s !,” by Stanley Pranin



Tatako Kunigoshi Sensei (Abril de 1982)

No Aikidojournal online, Stannley Pranin fala-nos de Takako Kunigoshi Sensei, que foi a primeira professora de Aikibudo. Esta senhora também é muito conhecida por ter desenhado o primeiro livro de O'Sensei, "Budo Renshu". Takako Sensei estava a estudar na Universidade Feminina para as Artes Clássicas quando entrou para o Aikibudo.

Fotografia histórica de Kunigoshi Sensei

Sendo uma artista começou a desenhar as técnicas que aprendia com O'Sensei depois de cada aula. Pedia então aos seus colegas para pousarem a fazer as técnicas que O'Sensei tinha ensinado durante a aula, enquanto esboçava um desenho rápido. Um dia O'Sensei voltou atrás e perguntou, "O que estão a fazer?" Em vez de ficar zangado por estarem a catalogar as suas técnicas, O'Sensei começou ele próprio a pousar para os desenhos. Kunigoshi Sensei teve muito trabalho e uma grande responsabilidade.

Budo Renshu, desenhos pela Srª Kunigoshi


Tanto mulheres como homens do nosso dojo deveriam estudar a entrevista desta senhora, além de dezenas de outras, para melhor aprender a história do Aikido. Para isso convém fazer-se assinante do Aikido Journal online onde terá acesso a informação muito útil para o vosso estudo.