quarta-feira, 16 de novembro de 2011

NOVEMBRO - COSTUMES: KUMADE

Kumade - 熊手
No lado esquerdo está um kumade, ou seja um ancinho. Kumade significa pata de urso porque é este o formato deste tipo de ancinho. Este tipo de ancinho de bambu é muito utilizado no Japão, como por exemplo nos trabalhos de limpeza do local de treino na floresta de Iwama, feita todos os dias pelos uchideshi. Serve então o kumade para varrer as folhas ou recolher outros produtos caídos no terreno.
Contudo existe ainda outro tipo de kumade  que está associado à boa sorte. Diz-se que no período Edo (1600-1867) começou-se a decorar os kumade com símbolos de boa sorte e sucesso e a vende-los nos templos.  O kumade passou então a ser um charme de para recolher a boa sorte.
Tori-no-Ichi: venda de kumade
Nos festivais de fim do ano chamados Tori-no-Ichi, é costume venderem-se muitos kumade decorados conforme o fabricante mas também conforme o "tipo" de sorte que cada um quer: prosperidade e alegria, sucesso e longevidade. O maior destes festivais ocorre no santuário Ohtori dentro do templo Juzaisan Chokoku-ji em Asakusa, Tóquio.
Alguns items comuns com os quais se decora o kumade são: Otafuku - uma máscara que representa a Deusa da Alegria; a garça (tsuru) e a tartaruga (kame) que simbolizam a longevidade; o arroz que promete que não se passará fome; cópias de moedas de ouro para garantir o sucesso.
Kumade - 
Diz a tradição, que cada ano devemos comprar um kumade maior para garantir o sucesso continuo.

Otafuku, um dos símbolos que
decora o kumade
 O NHK também tem uma pequena reportagem sobre o kumade.