sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A CONCENTRAÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA CONTINUA A AUMENTAR

Passamos a colar a cópia exacta da notícia que saiu hoje no site Instituto de Meteorología de Portugal:

A taxa de crescimento de gases de efeito de estufa na atmosfera acelerou, tendo alcançado um novo máximo em 2010, de acordo com o Boletim de Gases de Efeito Estufa da Organização Meteorológica Mundial. Neste relatório foi dada especial atenção à crescente concentração de óxido nitroso.

Entre 1990 e 2010, houve um aumento de 29% no forçamento radiativo - o efeito do aquecimento do nosso sistema climático – tendo o dióxido de carbono sido responsável por 80% desse aumento.

Neste site encontra-se também um link para o boletim da WMO, onde podemos ver gráficos explicativos dos números impressionantes.
Pensavam que estava tudo bem? Não está pior. Todos teremos de fazer um esforço ainda maior.
Isto parece-se muito com o treino de uma técnica. Justamente quando pensamos que a técnica está bem, aparece alguém (seja professor, sempai ou shoshinsha) que nos demonstra o contrário. Temos outra vez de esforçar ainda mais para compreender a técnica, para fechar as aberturas.

Vamos a continuar a fazer um grande esforço para contribuir um pouco para a resolução deste desastre.

Vejam também: o National Geographic, "O aquecimento global não significa apenas que haverá um leve aumento na média de temperaturas. O sistema em que a Terra funciona pode mudar radicalmente", Mark Lynas, conservacionista.

e também: National Geographic:
"As temperaturas globais estão a subir mais rapidamente do que em qualquer outra época dos últimos mil anos e os modelos climáticos demonstram que as forças da natureza – por exemplo, erupções vulcânicas e o ciclo de manchas solares – não bastam para explicar todo o aquecimento observado. "