- Tori ataca a cara do uke com o seu tegatana direito e agarra, ao mesmo tempo, o pulso direito do uke, por debaixo.
-Uke defende com o seu braço direito.
-Tori, ao mesmo tempo que ataca a cara do uke, deve deslizar o seu joelho esquerdo contra o joelho direito do uke e desequilibrar o uke para a frente, ao 'cortar' a mão do uke para trás e para baixo. É importante que toda esta parte seja feita ao mesmo tempo.
-Tori usa o polegar da sua mão direita para revirar a mão do uke, agarrando-a tal como fez para omote waza.
-Tori, depois de agarrar firmemente a mão do uke, coloca-a de imediato contra o seu ombro esquerdo, pressionando toda a mão do uke desde o seu indicador até ao seu pulso, contra o peito.
-Tori gira as suas ancas e ombros na direção do uke usando este movimento para dobrar o seu cotovelo em forma de esquina.
-Tori torce, com a sua mão direita a mão do uke para a direita, para baixo e contra o seu peito e, com a sua mão esquerda, torce o pulso do uke também para baixo e para a esquerda.
-Tori inclina-se ligeiramente de forma a que o pulso do uke se vire contra a sua cabeça, causando dor no seu pulso.
-Uke responde à dor batendo contra o tatami.
-Tori, sempre pressionando contra o peito a mão do uke com a sua mão direita, coloca a mão esquerda por debaixo do cotovelo direito do uke e, através de um movimento rotativo que exerce contra o cotovelo do uke, gira abrindo o seu corpo para trás trazendo, desta forma, o uke para baixo.
-O uke cai contra o tatami de barriga para baixo.
-O uke deverá cair com a sua axila direita, contra o joelho esquerdo de tori.
-Sem deixar de fazer pressão, tori coloca o seu joelho direito em frente à cabeça do uke e termina com a pressão exercida para nikyo omote.
Dica: nunca deixar de provocar o desequilíbrio no uke e de agarrar firmemente, pois com a dor o uke irá reagir tentando retirar o braço.
Ao torcer a mão para a sua cabeça, "dobrar o seu cotovelo fazendo-o assumir a figura de uma esquina ‹, dobrando a sua mão de forma a que o dedo mindinho vire contra o seu nariz" [kuden].
Atenção: é importante que o uke reaja mal sinta a dor do nikyo batendo várias vezes, com a mão livre, contra o tatami assinalando assim que atingiu a dor máxima, e que o tori tenha todo o cuidado de não aleijar o uke com esta técnica. O uke, se tiver problemas com os pulsos, deve avisar o tori antes de começar a técnica
Repetir para o lado contrário.
Tatami: tapete (neste caso um tipo de tapete usado para cobrir o chão das casas tradicionais japonesas e que também é usado, na sua versão moderna, para o treino de artes marciais.
Praticar sempre com segurança, na presença de um professor.