Tori está em frente ao uke, com a distância de um pouco mais de um braço.
-Tori ataca a cara do uke com o seu tegatana direito e, ao mesmo tempo, dá um grande passo para o lado direito do uke, saindo fora da linha de ataque. Simultaneamente, aplica um atemi com a mão esquerda às costelas flutuantes do uke [ou ao seu fígado].
-Ao ser atacado, uke defende-se com o braço direito.
-Enquanto o uke reage ao atemi lateral, tori aproveita para entrar profundamente para trás do uke, deslizando com pé esquerdo.
- Tori agarra o colarinho do uke e desequilibra-o puxando-o contra a base do ombro direito.
-Tori envolve o pescoço do uke com o seu braço direito, "enrijecendo o braço como um anel de aço"[kuden], roda as ancas e dá um passo para trás do uke com o seu pé direito.
-Tori mantém o zanshin, depois de projectar, com os braços esticados na direção do uke.
Dicas: é sempre importante conhecer os kuden para todas as técnicas de aikido, pois estes ensinamentos orais irão ajudar a compreender e a executar correctamente a técnica.
Para irimi nage, além do kuden acima escrito, quando o tori se desloca para trás do uke, deve entrar de tal forma que "as suas costas estejam a ser vistas pela barriga" ou "que o umbigo possa ver as costas do parceiro."
Ao projectar o tori deve enrijecer o braço, como foi acima descrito, mas também cortar para baixo "virando o polegar para baixo."
Por fim, quando dar um passo para trás do uke, deve fazê-lo como se estivesse a "atravessar o seu centro como uma flecha atravessa o alvo."
Kuden: tradição oral
Zanshin: a mente, espírito, contínua; estado de alerta contínuo.