- Tori e uke encontram-se frente a frente, em seiza, com a mesma distância das técnicas anteriores de katate dori.
- Uke agarra firmemente o ombro esquerdo do tori, com a sua mão direita.
- Tori enche-se de ki e, logo que o uke agarre o seu ombro, sai fora da linha de ataque, para o lado esquerdo deslocando-se com shikko, e aplica um atemi à cara do uke com a sua mão direita.
- Uke desvia o atemi de tori com a sua mão esquerda.
- A mão que é desviada pelo uke, rapidamente agarra a mão direita do uke.
- Tori desloca o seu joelho direito para a frente do uke (para o seu omote), ao mesmo tempo que empurra o seu ombro esquerdo nessa direção e empurra o cotovelo do uke com o seu tegatana esquerdo, de baixo para cima e para a frente.
- Tori, com um movimento rápido, estica bem os braços para a frente, empurrando o braço direito do uke para a frente e um pouco em espiral para fora retirando, desta forma, a mão do uke do seu ombro.
- Tori, sempre com os braços esticados, dá um grande passo por debaixo do uke com o seu pé esquerdo.
-Tori empurra o braço do uke para baixo contra o tatami, ajoelhando o joelho esquerdo dentro da axila do parceiro [ter cuidado com os peitos das senhoras nesta altura], ajusta o braço do parceiro até ficar a 90º com o seu corpo e ajusta o joelho direito de forma a controlar o seu pulso com o mesmo.
- Tori termina a técnica, como em todas as técnicas, com kiai forte e mantém o estado de alerta.
Dicas: quando sair fora da linha de ataque, verificar que o nosso peito esteja a tocar o antebraço e o braço do parceiro; desta forma, o parceiro ficará bem desequilibrado e não poderá puxar o ombro do tori para baixo.
Se o uke tiver um braço forte ou muito comprido, a mão do atemi pode também deslizar pelo braço direito do uke, na direção da sua mão direita, desequilibrando-o através de uma pressão para fora e para baixo.
Ao sair fora da linha de ataque, não esquecer de esticar bem o braço de fora, do lado em que é agarrado e de manter os dedos das mãos bem separados, cheios de Ki.
Ao deslizar para a frente do parceiro com o joelho direito, colocar kokyu no ombro que é agarrado e empurrá-lo para a frente, na direção da cabeça do uke.
Não esquecer de manter sempre os braços esticados e de manter uma pressão constante para a frente, nunca deixando o uke retroceder sequer um pouco.
Kata: ombro
Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires
Não praticar sem a presença de um professor.
Todas as pessoas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.