domingo, 3 de maio de 2020

Suwari waza shomen uchi kote gaeshi

Virar o pulso do parceiro é facilmente aplicado em muitas pessoas. Contudo, devemos sempre ter em conta que nem todos os atacantes têm a mesma medida de mãos, a mesma força física ou o mesmo espírito de combate. Haverá atacantes com mãos grandes e fortes ou pequenas e fortes, que serão muito dificilmente viradas. Por esta razão, é muito importante treinar bem o poder das mãos e aplicar sempre esta técnica com um kokyu forte, nunca esquecendo os ângulos correctos.

Tori e uke estão sentados frente a frente como se fosse para a técnica de irimi nage.

-Tori executa um ataque à cara do uke com o seu tegatana direito.

-Uke defende com o seu braço direito.

-Ao mesmo tempo que ataca, tori deve deslizar o joelho esquerdo para junto do joelho direito do uke, sair fora da linha de ataque abrindo para a direita.

-Ao começar a sair fora da linha de ataque, tori 'corta' a mão do uke para fora e para baixo e mantém o contacto com a mão direita do uke, agarra esta com a sua mão esquerda, por cima na zona do polegar. É importante que o agarro esteja bem feito ou o uke poderá facilmente puxar a sua mão e livrar-se da técnica.

-Tori abre profundamente o seu corpo para a direita e usa a sua mão direita como se fosse um sabre, cortando à sua volta, num movimento horizontal.

-Tori fortalece o agarro da mão do uke colocando a sua mão direita por cima, juntando os seus dedos com os dedos da mão do parceiro e pressiona-os para fora e para baixo.

-Tori movimenta o seu joelho para trás e faz pressão com ambas as mãos contra o pulso do uke, virando a mão dele para fora e para baixo.

-Tori rapidamente junta-se ao parceiro e controla-o com o controle de shiho nage, tirando a mão direita e agarrando o pulso ou (como alternativa, tori pode controlar o parceiro de outras formas, tais como a seguinte, que é a mais comum), agarra o seu cotovelo com a sua mão direita, dá um passo e volta o parceiro de barriga para baixo (esta forma é executada no video, mas do lado contrario).


-Tori desliza a mão direta do cotovelo para cima, para o pulso do uke e agarra-o firmemente, enquanto a outra mão irá controlar o cotovelo, pressionando-o para baixo e contra o nosso hara.

-Tori gira os ombros e empurra o seu braço na direção da cabeça do uke.

Dica: o kote gaeshi requer velocidade e correcta execução. Muitos praticantes gostam de demonstrar esta técnica, pois pode-se adaptar a mesma para demonstrações com muita facilidade, permitindo assim ao uke saltar e fazer tobu ukemi, o que causa um grande impacto visual. Na realidade quando bem feita, esta técnica é como as outras e não permite ao uke fazer ukemi.
Devemos treinar agarros fortes através da prática dos suburi, do tai no henko e do morote dori kokyu ho, para que se possa agarrar fortemente a mão do parceiro.
Ao agarrar a mão por cima da mão do parceiro, o polegar deve pressionar um tsubo na base do dedo anelar da mão do uke.
Ao virar a mão do parceiro, verificar que o seu "braço dobre com a figura de um V um pouco aberto." [kuden]



Gaeshi: voltar, virar
Kote: pulso
Shiho nage: o método/princípio de projectar aos quatro cantos [shi:4; ho: método]
Suburi: prática a sós com armas
Tsubo: um ponto de pressão


Tori: Tristão da Cunha, 8º Dan
Uke: Gil Vargas, 3º Dan
Filmagens: Rui Pessoa Pires

Não praticar sem a presença de um professor.

Todas envolvidas nos nossos vídeos e livros técnicos, autorizaram por escrito a utilização das suas imagens.